BANDA DE MÚSICA PALMÁCIA SANTA CECÍLIA (BMSC)

A Banda de Música Municipal de Palmácia Santa Cecília (BMSC) tem sua história iniciada no ano de 1985, uma ação da Prefeitura municipal de Palmácia, cujo premente objetivo era o de Inclusão social através da arte. Quanto a devida implementação do projeto, essa se deu através do Maestro Antônio do Nascimento Calu, Sargento Músico da Banda de Música Major Xavier Torres do 5º Batalhão da Polícia Militar.
Desde sua criação, a banda atende ao seu primeiro e fundamental objetivo, fazendo deste também sua função social. Nestes 33 anos de história, centenas de crianças, jovens e adultos tiveram suas histórias de vida modificadas pela arte. Os espaços e tempos oportunizados pela banda não se concentram apenas à profissionalização musical, mas também à formação cidadã, ética e moral de seus entes. Dessa forma, é correto pensar de que, mesmo com adversidades, a BMSC tem cumprido seu papel social. A título de exemplificação, alguns ex-integrantes atuam hodiernamente em bandas musicais militares (Polícias Militares do Ceará e do Amazonas, Corpo dos Bombeiros Militar do Ceará e Marinha e Exército do Brasil), bem como em bandas populares de prestígio regional e nacional.
Noutra perspectiva, a BMSC consolidou-se e hoje representa para Palmácia um de seus símbolos, parte da identidade histórico-cultural e aparelho socioeducacional atuante. Desse modo, dispõe do respeito e da admiração dos munícipes seja pela história seja pelos sentimentos de presença e pertença. Ao longo desses anos, a banda apresentou-se em festas cívicas, religiosas e particulares e abrilhantou eventos dos poderes executivos e legislativos municipais e estaduais. Sejam eles: festejos carnavalescos, juninos e natalinos, festas de padroeiros, inaugurações, solenidades, encontros de bandas municipais e extramunicipais, mostras de bandas musicais, feira dos municípios, apresentações em teatros, entre outros.
Atualmente, conta com 20 integrantes fixos e uma escola de formação com 25 alunos. Diante desse recorte histórico em que se observa, conquistas e dificuldades da BMSC, vem cumprindo,sua função social de profissionalizar músicos e formar cidadãos éticos e mantem o prestígio e se consolida como um projeto de transformação em nosso município.